A medicina hiperbárica baseia-se nos mecanismos fisiológicos de penetração e ação dos gases nos tecidos. Estudos específicos descrevem seus benefícios em estados de hipóxia ou desequilíbrio de oxigênio, nos quais a viabilidade das estruturas depende exclusivamente da difusão desse gás nos tecidos. 

 

A oxigenoterapia propõe a conjuntura de efeitos benéficos em diversos tipos de tecidos isquêmicos, assim produzindo efeitos que diminuem os sinais de transcrição de genes apoptóticos e também de morte celular. 

 

Evidências científicas apontam positivamente para um dos principais fatores: a terapia hiperbárica tem um efeito anti-inflamatório significativo através da redução da infiltração celular e da redução de mediadores inflamatórios, como a ciclooxigenase-2 (COX2), mecanismos que sustentam seus maiores benefícios, na prática de cirurgia plástica, estética e reconstrutiva. 

 

Na área da cirurgia plástica, estética e reconstrutiva, a terapia hiperbárica pode acompanhar e trazer benefícios para o tratamento de diversas patologias com diferentes níveis de complexidade, incluindo:

 

  • infecções necrotizantes de tecidos moles;

  • úlceras crônicas;

  • implantes, retalhos, feridas agudas e queimaduras, entre outros.

 

De modo positivo, estudos demonstraram que a medicina hiperbárica suprime o crescimento de Staphylococcus aureus, que é uma das principais causas de infecções da pele e dos tecidos moles,, com um impacto essencial nos principais isolamentos hospitalares em pacientes críticos. 

 

Diante da fasciíte necrosante, por exemplo, é cientificamente comprovado que a terapia hiperbárica em simultânea ao tratamento cirúrgico e antimicrobiano reduz significativamente a mortalidade e a morbidade da ferida. 

 

A cirurgia plástica, estética e reconstrutiva tem se beneficiado ativamente desta terapia com resultados exemplares e melhores desempenhos estéticos. 

A oxigenoterapia hiperbárica tem sido cada vez mais utilizada no campo da cirurgia plástica e reconstrutiva e tem mostrado potenciais benefícios na cicatrização de feridas, redução do risco de infecção e melhoria da sobrevida dos tecidos utilizados em procedimentos reconstrutivos e estéticos. 

 

—-

 

 Gostou do conteúdo?

 

Com essa terapia inovadora, é possível potencializar os resultados dos procedimentos, acelerar a recuperação dos pacientes e proporcionar uma experiência mais segura e satisfatória.

 

Se você tem mais dúvidas ou deseja saber mais sobre o assunto, não hesite em nos contatar. Estamos aqui para fornecer informações adicionais e auxiliá-lo(a) em sua jornada rumo à saúde, beleza e bem-estar.

 

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas! https://materiais.mazagencia.com.br/oxygeni-bio

 

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos relevantes e atualizados sobre medicina, estética e saúde. Até a próxima!